COMO OBSERVAR UM ESTEREOGRAMA



MÉTODO CONVERGENTE: fite o estereograma que se encontra estampado na tela do seu monitor, porém concentrando o seu olhar em um objeto imaginário como se estivesse localizado há alguns metros atrás da tela. Permaneça nessa posição por algum tempo sem desviar o olhar dessa posição. Decorrido alguns instantes nessa posição eis que num dado momento surge a figura em três dimensões, cuja imagem parece saltar do seu plano em direção aos nossos olhos.

MÉTODO DIVERGENTE: sentado em frente do monitor, suspenda um lápis há uns 20 cm.do seu nariz e fitando em direção à tela concentre seu olhar fixamente em sua ponta, permanecendo nessa posição por alguns instantes. Após alguns segundos , retire-o lentamente e eis que novamente surge a imagem só que em sentido contrário ao primeiro método. É possível que consiga reconhecer imediatamente a imagem tridimensional mesmo sem as seguintes instruções.

Também é provável que tenha de esforçar-se durante meia hora ou mais, até aprender a técnica correta de olhar. Eu mesmo demorei a decifrar a primeira imagem levando cerca de 20 minutos para vê-la. Agora, não preciso mais do que 2 a 5 segundos para visualizar estereogramas de construção complexa. Mas uma coisa é certa: no momento em que conseguir reconhecer a tridimensão, não terá mais dificuldades em observar corretamente os estereogramas aqui apresentados, independente do tempo que necessitou da primeira vez.