É a pergunta que fazemos quando observamos um decréscimo nas vendas, embora tenham sido adotadas inúmeras medidas como, por exemplo, reciclagem e treinamento do pessoal, escolha e preparação cuidadosa de produtos, preços competitivos, atendimento rápido e eficiente, aumento da publicidade, etc., etc. Nada disso parece ter adiantado quando fazemos algumas comparações com nossos concorrentes. As empresas "X" e "Y" não obstante pratiquem preços mais elevados e estabelecidas em pontos comerciais notoriamente inferiores ao nosso, vendendo os mesmos produtos, tem apresentado uma performance nitidamente superior à nossa, o que nos induz a meditar e a repetir a pergunta acima. Naturalmente, alguma coisa há de errado. Obviamente, pouca ou nenhuma atenção tem sido dispensada à nossa identidade visual. E é aí que reside, verdadeiramente, a maior falha em milhares de empresas, talvez dezenas ou centenas de milhares delas, que sobrevivem a duras penas no anonimato aqui e no resto do mundo.


Como foi afirmado na página anterior, uma "marca" ou um produto que caracterize a identidade de sua empresa, se divulgados simbolicamente de maneira apropriada, isto é, em três dimensões, tal como nossos olhos enxergam o mundo que nos cerca, fará com que a simbologia identificada permaneça "alojada" por longo período de tempo em nossa mente. Ora, se lermos ou ouvirmos algo relacionado a qualquer simbologia, imediatamente nossa mente se reportará à sua imagem que se encontra arquivada em nossa memória. Uma excelente estratégia de divulgação dessa simbologia é a sua utilização através de panfletos promocionais. Causará admiração e curiosidade nos leitores se se imprimir no verso dos panfletos a marca ou um dos produtos que identifique a sua empresa, simbologia essa construída em formato tridimensional e oculta em um desenho. Esses panfletos distribuídos serão guardados em sua maioria pelo leitor para verificação posterior, pois as pessoas "teimam" em tentar descobrir o que nele está oculto. Essas tentativas de elucidação faz com que a imagem oculta fique firmemente gravada em sua mente. Resultado: qualquer palavra ou objeto que se refira a essa simbologia, identificará e transferirá ao seu consciente a "marca-símbolo" da sua empresa! E isso irá representar: lembrança, associação, contato, vendas. etc. Você se sentirá eufórico ao se utilizar dessa técnica e perceberá que com pouco investimento aplicado, porém no local adequado, sua empresa começará a apresentar melhor performance e, consequentemente, resultados altamente positivos advirão!
Outra forma de divulgação ágil que apresenta resultados semelhantes é através de mala-direta, obviamente por atingir um público maior. Naturalmente, um sem-número de maneiras de divulgação podem e devem ser utilizados, bastando para isso, usar a sua criatividade.